Conheça 7 Das Áreas De Especialização Da Medicina

· 3 min read
Conheça 7 Das Áreas De Especialização Da Medicina

A residência é uma especialização (pós-graduação lato sensu) e, como o nome sugere, tem a finalidade de tornar o profissional especialista em uma área da Medicina. Por exemplo, se um médico deseja ser psiquiatra ou pediatra, deverá fazer uma residência na área correspondente. Essa etapa não é obrigatória, mas é fundamental para o médico possuir uma habilitação profissional que o direcione e o especialize em um campo. Contar com um sistema de gestão para clínicas médicas pode ser o diferencial na organização da sua rotina e no bom atendimento que você vai oferecer.


  • Nos dois anos de residência, os residentes rodam por especialidades como cardiologia, nefrologia, geriatria e oncologia.
  • Para chegar a um conhecimento aprofundado sobre a qualidade dos alimentos, os estudantes passam por um aprendizado diversificado, com noções de Medicina e Dietética.
  • Boa parte dos profissionais da especialidade são absorvidos rapidamente pelo serviço público e privado, como é o caso do Programa Saúde da Família .
  • De cara, ele já mandou o papo reto sobre as características que determinam um bom profissional dessa especialidade.
  • Porém, em qualquer uma destas áreas e especialidades médicas enfrentar os concursos ou provas exige uma preparação adequada.


Esta  é uma das áreas onde estão alguns dos maiores avanços do ponto de vista de tratamentos. Cada vez mais pessoas procuram clínicas médicas em busca de conhecimento e acompanhamento preventivo, o que coloca a medicina preventiva em evidência. Com mais de 30 mil profissionais habilidades, a ginecologia e obstetrícia também é bastante procurada, e representa cerca de 8% dos especialistas em atividade. Esta é a área de atenção à reprodução e ao aparelho reprodutor da mulher.


Patologia Clínica/medicina Laboratorial



O alto valor dos procedimentos se justifica não apenas pela grande demanda, mas também pela alta tecnologia aplicada. A cada dia são desenvolvidas novas técnicas que melhoram a aparência dos pacientes, sendo menos invasivas e mais seguras. Diferentes fatores  podem influenciar na escolha por uma das áreas da medicina. Entre eles estão as oportunidades de carreira e a rentabilidade, uma vez que algumas especialidades têm maior demanda no mercado e são mais bem remuneradas.

Qual A Rotina De Um Residente Em Clínica Médica?


Primeiro de tudo, faça uma análise completa de cada área e bata com seus interesses profissionais. Se precisar, pesquise mais a fundo sobre cada uma e converse com médicos atuantes nas áreas que mais te interessam. Se você chegou até aqui sem se perder em tantas áreas possíveis, parabéns! A verdade é que se formar em Medicina fica parecendo até fácil quando lembramos das inúmeras especialidades que o médico pode seguir depois de formado.


https://pontodesaude.com.br/rinoplastia/pirai-rj/  médico que escolher uma especialidade clínica, com exceção de dermato e neuro, deverá realizar a residência de clínica médica antes do ingresso na especialidade. Devido à complexidade e sua variedade, a medicina se subdividiu em diversas áreas, as chamadas especialidades médicas. Atualmente, são mais de 50 delas, sendo cada uma aprofundada em um tema específico, com suas doenças, causas e tratamentos. De modo geral, as áreas da medicina delimitam uma atuação aprofundada em um tipo de cuidado.